terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Depressão é caso sério

Tristes com uma situação ou preocupados com algum problema, costumamos falar em depressão.  A depressão é bem mais que isso. É uma doença que afeta diretamente nossa autoestima.  Mas tem cura, e esta deve ser procurada!

A autoestima é um dos sentimentos mais importantes para o ser humano.  Gostar de si mesmo é fundamental para que se possa gostar da própria vida. A depressão é uma doença atualmente muito bem caracterizada e conhecida, sendo frequentemente a maior responsável pela continua diminuição e queda da autoestima.

Mas, agora, isto já pode ser revertido.

O bom relacionamento médico-paciente é fator preponderante na recuperação da maior parte das doenças.  Quando o médico conversa com o seu paciente sobre o diagnóstico e o tratamento proposto, inclusive quanto seus custos, e o paciente entende, passam a existir as condições necessárias para o êxito do tratamento. 

Existe ainda muita desinformação e mitos sobre a depressão. Por exemplo, que a depressão é falta de boa vontade, fraqueza ou deficiência de caráter, ou, ainda,, falta do que fazer, fingimento ou doença imaginária .

Mentira, ninguém quer ficar ou estar doente.

A depressão é uma doença.  É genética. E, portanto, hereditariamente transmitida; cerca de 15% a 20% das pessoas podem apresentar pelo menos uma crise durante a vida.  Pense: uma em cada cinco, em sua volta, também pode estar, estava ou estará sofrendo os problemas físicos e psíquicos relacionados à depressão, que é uma doença altamente invalidante. 

Em todo o mundo, é uma das que mais retiram da atividade produtiva as pessoas mais competentes e eficientes. Contudo, deve ser reconhecida e tratada o quanto antes; quanto mais precoce o tratamento, melhor e mais rápida a escalada ao topo de sua autoestima e a melhora gradativa de todos os outros sintomas.

Atingindo 1 em cada 5 - A década de 90 foi chamada pelo governo americano como "a década do cérebro",  tantas são as pesquisas, investimentos e os bons resultados alcançados. Então a recuperação é regra geral e não exceção. Há tratamentos diferentes, eficazes, que conduzem a pessoa ao amor pela vida.

Algumas informações podem ser muito úteis.

Por exemplo: não se espere pelo sucesso do tratamento logo após o início da medicação, que aliás, é essencial para essa escalada em direção ao retorno do prazer, sentir‑se gostando novamente de si próprio e da vida. A depressão é causada pela falta de alguns neurotransmissores, mensageiros de ordens de uma célula nervosa para outra. E esta situação só pode ser revertida com medicamento. Claro que o tratamento pela “palavra” (psicoterapia), feito pelo médico, também é importante. E é a  conjugação de  ambas as técnicas que faz a  recuperação da depressão e se evitam as recaídas e as recidivas.

A depressão,  sendo uma doença,  não significa apenas a queda da autoestima, nem é somente uma leve diminuição de humor, ou um pouco de ansiedade associada, que possa caracterizar uma simples  situação existencial reativa ou uma “fossa” comum. Ela é de fato uma doença e assim deve ser conduzida.

Os médicos estão atualmente preparados para detectar a doença depressiva, ou depressão maior, diagnosticando‑a e instituindo um tratamento realmente eficiente. Caso nem todos os clínicos possam atuar com conhecimento suficiente, ou a doença está demasiadamente severa, a presença do psiquiatra é imprescindível, pois a depressão mais severa  requer sempre a presença do especialista.

Sem a contribuição do paciente e o seguimento da prescrição, o médico não poderá atingir os objetivos almejados. A chave do sucesso é a perfeita  colaboração. E do retorno à vida cheia de cores, alegrias e satisfações. Só assim a autoestima voltará a subir.

As mesmas queixas - Ainda é possível, mesmo estando por baixo, vislumbrar a autoestima perdida e tentar reverter a situação. O sucesso e a rapidez do tratamento dependem da precocidade do diagnóstico e o reconhecimento dos sintomas e sinais inerentes à própria doença As entidades médicas como a Organização Mundial do Saúde (OMS) e a Associação Psiquiátrica Americana (APA), em anos de estudos, padronizaram as principais queixas dos pacientes deprimidos e estabeleceram critérios para o reconhecimento da doença (as tabelas da DSM-IV/R e a da CID-10).

Pense se você se enquadra nestas escalas.
1‑ Você sente diminuir progressivamente a confiança em  si próprio, passa a viver de medos e da insegurança para as realizações grandes e, depois, até mesmo as pequenas. A sua autoconfiança cai a patamares cada vez mais baixos.

2‑ O seu humor encontra‑se deprimido. O seu estado depressivo chama a sua própria atenção e a dos demais. Geralmente são os familiares mais próximos que percebem antes. Sorrir é uma dificuldade imensa.

3‑ Você não encontra mais prazer na vida e nos prazeres de viver. O seu antigo entusiasmo pela vida, estudos, trabalho, pessoas, distrações, hobbies e passatempos vai se esvaindo, progressivamente. Você mal encontra forças para ir ao trabalho (não para trabalhar produtivamente). Até o sexo perdeu a graça.

4‑ O prazer de viver está comprometido até pela falta ou excesso de apetite. Consequentemente, você perde ou ganha peso visivelmente. Ou, o padadoxo, aumenta o apetite e o peso quando há fortes componentes de ansiedade associados.

5‑ Nada pode ser feito sozinho. Aquela vontade de reagir não existe mais. Já se acabou e você passa a detestar aquele que lhe diz "reaja, é só uma questão de boa vontade."
A questão é que não é: trata‑se de uma doença, que desestabiliza as pessoas, famílias, grupos sociais, de estudos e de trabalho e onera demasiadamente os sistemas de benefícios previdenciários,  sociais, conveniados ou até seus próprios recursos, já que a maior parte dos problemas psiquiátricos não são adequadamente ‘cobertos’ pelos planos de saúde.

6‑ A falta de energia é imensa. O cansaço permanece. Tomar banho, barbear‑se, jamais. Para que?
Apesar dos sintomas, é essencial o diagnóstico e acompanhamento médico para dizer se é este realmente seu caso e encaminhar o melhor tratamento.


Autor: Vladimir Bernik é medico psiquiatra, ex‑professor regente de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas de Santos.  Coordenador da equipe de Psiquiatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.  Titular de Psiquiatria do Hospital São José da Beneficiência Portuguesa. Ex‑presidente da Sociedade de Hipnose Médica de São Paulo (dois mandatos) e ex-vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose.

2 comentários:

  1. infomaçães só para quem tem o previlégio no seu facebok

    ResponderExcluir
  2. Tenho 29 anos, sofro de depressão refratária e me trato há 14 anos (psicoterapias e ATDs). Não respondi satisfatoriamente a nenhum dos antidepressivos ou associações até o momento (Bupropiona+ISRS ou Bupropiona+Tricíclico ou Bupropiona+ISRS+Metilfenidato, Venlafaxina, Bupropiona+Mirtazapina+Fluoxetina... entre outras). Entretanto tive uma resposta inicial satisfatória com a Ketamina, mas com duas semanas de uso evoluí para a psicose-like. Hoje tomo Fluvoxamina+Lamotrigina e estou há dois meses sem sair do quarto e me alimentando de líquidos basicamente. Espero o lançamento de antagonistas NMDA, como o glyx-13...
    (email: luisabath@hotmail.com)

    ResponderExcluir