terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Depressão: impactos sobre a sociedade

Em fevereiro do ano passado, fui entrevistado pela publicação SMF, do Sindhosp, na qual falei sobre depressão.
Confira a íntegra da entrevista.

DEPRESSÃO: IMPACTOS SOBRE A SOCIEDADE
Na sociedade contemporânea, diagnósticos de depressão têm sido cada vez mais frequentes. Os fatos e os  números são alarmantes. Trata-se da terceira causa de morte no mundo entre a população adulta e a segunda entre adolescentes e adultos jovens. E o suicídio é um dos problemas médico-sociais muito relevante. Estima-se que  cada médico atenda, diariamente, sem o saber ou perceber, a pelo menos seis suicidas em potencial. Cerca de 20% da população mundial irá apresentar o quadro da doença ao longo da vida. Tal número  significa dizer que uma em cada cinco pessoas desenvolverá a patologia. A incidência é mais comum na idade mais produtiva do ser humano (entre 20 e 45 anos). Os dados são fornecidos pelo psiquiatra e coordenador da equipe de psiquiatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Vladimir Bernik,que recebeu a reportagem do SMF  e ressaltou os altos riscos mentais e físicos e sócio-econômicos da enfermidade, bem como a relevância do tema, considerado por ele como o mais importante no estudo da saúde mental, devido justamente ao seu  impacto social e financeiro.  

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Você sabe o que é depressão refratária?

Uma em cada cinco pessoas apresenta os sintomas de depressão ao longo da vida. A incidência é mais freqüente nas pessoas entre 20 a 45 anos e mais nas mulheres do que em homens numa proporção de 3 para 2.

O mais alarmante é que estudos recentes identificaram que aproximadamente 35% dos pacientes deprimidos não respondem ao tratamento com antidepressivos, mesmo depois de atingir as doses e duração de tratamentos adequados. Segundo pesquisadores, 65% mantêm sintomas residuais e 10% mantêm o quadro depressivo apesar de múltiplas intervenções. Esse quadro é conhecido pelos especialistas como Depressão Refratária.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Depressão é caso sério

Tristes com uma situação ou preocupados com algum problema, costumamos falar em depressão.  A depressão é bem mais que isso. É uma doença que afeta diretamente nossa autoestima.  Mas tem cura, e esta deve ser procurada!

A autoestima é um dos sentimentos mais importantes para o ser humano.  Gostar de si mesmo é fundamental para que se possa gostar da própria vida. A depressão é uma doença atualmente muito bem caracterizada e conhecida, sendo frequentemente a maior responsável pela continua diminuição e queda da autoestima.

Mas, agora, isto já pode ser revertido.